Como garantir o sucesso de um evento corporativo

A evolução de eventos corporativos com o uso do entretenimento como aliado é realidade e já faz parte da história de encontros inesquecíveis

Diante da necessidade constante de atrair holofotes para empresas e negócios, os eventos corporativos apostam em novos formatos, ganham corpo, modernizam-se, e conquistam adeptos dos mais variados estilos, para públicos internos e externos.

Um evento corporativo pode trazer muitos benefícios para as empresas com a aproximação com clientes, parceiros e fornecedores, e ainda funciona como uma excelente estratégia de diferenciação e posicionamento da marca, influenciando, inclusive, na decisão de compra das pessoas.

Além de levar conhecimento e difundir o nome da empresa para diferentes públicos, os eventos corporativos trazem uma variedade de benefícios. Fortalecem o posicionamento das empresas, geram networking, motivam os colaboradores, apoiam o departamento de marketing, entre outros.

Vale ressaltar que diferentes tipos de eventos oferecem uma modalidade para cada objetivo que a empresa possa ter, seja ele comercial, de atração, de inovação ou de conhecimento. E nesse universo, destacamos os eventos corporativos que utilizam o entretenimento como aliado do sucesso.

Para que você conheça as propostas, tipos e benefícios que esse tipo de evento traz, preparamos um artigo especial com conceitos e dicas.

Entretenimento gera inovação criativa e garante sucesso

Foi-se o tempo em que eventos corporativos carregavam a reputação de encontros sérios, cansativos e, por vezes, chatos. Os anos passaram e o cenário é outro nos dias de hoje.

O espaço que antes era limitado a eventos com muita informação, hoje ganhou roupa nova e abre alas para o entretenimento. E quando falamos de entretenimento, entram na lista de prioridades desde atrações musicais, cabines fotográficas para registrar o momento, até o uso da tecnologia para inovar e transformar encontros em experiências únicas.

 

A ideia principal deve girar em torno de um objetivo, que é o de surpreender, e vale tanto para eventos para prospects e novos negócios como para eventos internos com equipes e os funcionários.

Novos formatos possibilitam verdadeiras experiências, que marcam os convidados e colaboradores de maneiras diferenciadas, inusitadas e, por vezes, surpreendentes. Dinâmicas inovadoras aumentam o engajamento, geram descontração, agregam valor e fazem crescer a expectativa dos participantes em fazer parte do espetáculo.

Sem tirar o propósito da empresa ou se sobrepor ao foco principal da comemoração, eventos corporativos, que têm como essência o entretenimento, podem ajudar qualquer negócio a promover momentos diferenciados, com feedbacks positivos.

O caminho a ser percorrido não foge muito das regras de um evento corporativo de sucesso. Pensar no público, no objetivo do evento e, por fim, se há algum foco a ser seguido – como o lançamento de alguma campanha, identidade visual ou simplesmente a aposta em um tema específico, trará personalidade ao encontro.

E não tenha medo de sair da caixa, ir além! Acredite, entretenimento, até mesmo nos encontros mais formais, ajuda a esquentar o evento e a eternizar memórias.

Nove exemplos de ações de entretenimento para eventos corporativos

Se você está se perguntando como aplicar atividades inovadoras, garantindo o sucesso das suas iniciativas, separamos excelentes sugestões:

1. Contratar atrações musicais

São poucos os ambientes que não se enchem de energia com músicos em um palco. A contratação de uma atração musical é a escolha certa para quem não quer arriscar quando o assunto é evento corporativo com entretenimento. Quebra o gelo, promove interação entre os convidados, ajuda na comunicação como um todo e pode ser inesquecível.

Que a música une as pessoas, isso é fato. Mesmo com gostos diferentes, existem canções que agradam uma multidão. Vale destacar que opções dançantes e iluminadas são perfeitas para iniciativas mais festivas, como comemorações de conquistas ou o fechamento de um ciclo importante da empresa. Contratar cantores animados, por exemplo, é uma boa pedida para garantir o engajamento pré-evento, porque faz com que as pessoas queiram marcar presença para curtir o show.

A parte boa é que existem opções musicais diversas para todos os gostos, o que permite adaptar a atração ao perfil do evento. Dependendo do público e da temática, podemos incluir tanto um repertório agitado de um DJ, composições clássicas de um arranjo orquestral, uma apresentação de uma escola de samba, um cantor solo ou uma banda de música focada em um estilo musical específico, ou até bandas que fazem shows mais completos.

2. Disponibilizar cabines fotográficas

Eternizar bons momentos em fotografias é uma alternativa cheia de pontos positivos. Cabines fotográficas, por si só, geram um movimento de confraternização como poucos com o mesmo apelo. Mesmo em um mundo dominado por selfies e smartphones, o movimento de se deixar fotografar sozinho ou em grupo nunca cai de moda.

São cativantes e atraem um grande público, que se encanta com a possibilidade de eternizar encontros em grandes eventos. Além disso, as fotografias viram uma peça de marketing da empresa, que sempre será lembrada quando as imagens registradas no evento forem encontradas ou vistas.

Além das cabines fotográficas, atualmente, mosaicos com fotos dos participantes do evento viraram uma atração recorrente. Programas de selfies, pensados especificamente para eventos com recursos digitais, permitem interação com o uso das imagens durante o encontro.

3. Apostar em experiências tecnológicas

A tecnologia, com certeza, faz parte de nossas vidas e se tornou um grande ponto de atenção e curiosidade. Óculos de realidade virtual, projeção mapeada, cabines de vídeos 360°, aplicativos destinados ao evento, menus interativos, jogos, e mais um bom número de atrações inovadoras mostram o quanto a empresa está conectada com as mudanças no mundo.

Colocar à disposição do público atrações e elementos nunca antes vistos garante um tom de modernidade ao evento corporativo, e é puro entretenimento.

Outra alternativa neste universo tecnológico são os jogos individuais ou em grupo. Fliperamas, autoramas e até videogames atuais são exemplos de atrações que podem transformar o evento em um encontro mais atrativo.

Se for o caso, um investimento um pouco maior poderá colocar à disposição dos participantes jogos on-line, desafios ou questões com produtos da empresa, transformando a atração em uma grande ação de marketing.

4. Pensar em lembrancinhas

Um dos objetivos de um evento corporativo é fazer com que a imagem da empresa seja lembrada por promover e celebrar encontros e o conhecimento. E vale usar a criatividade para, como sempre, surpreender e eternizar o encontro. Pode ser algo que dure, como uma caneca personalizada com a marca da empresa, com alguma frase especial, ou algum outro objeto que tenha a ver com a marca e com a mensagem que deve ser lembrada.

Neste item, é legal registrar, também, que as opções comestíveis são infalíveis e costumam agradar o público em geral. Mini brownies, caixinhas de doces gourmets, cupcakes e macarons de vários sabores são boas escolhas. Uma gostosura no café da manhã do dia seguinte, com uma mensagem simpática e personalizada, é um mimo cada vez mais comum e muito prestigiado pelos participantes de eventos corporativos.

5. Promover degustação gastronômica durante o evento

E se o assunto é conquistar pelo paladar, promover experiências gastronômicas durante o evento corporativo pode se tornar uma grande pedida. É conquistar pelo estômago, como diz o ditado. E vale para todo tipo de empresa, não só para eventos promovidos por negócios ligados à culinária e à gastronomia.

Estamos falando em oferecer a oportunidade para os convidados degustarem pratos diferenciados, bebidas especiais e até refeições completas, o que geram memórias muitas vezes únicas. E se a criatividade for posta à mesa, nada impede que tenhamos uma imersão cultural também no cardápio, com opções cheias de histórias, com temperos, ingredientes e um modo de fazer repleto de sabedoria, sendo apresentado em forma de comidas típicas.

6. Oferecer espaço para relaxamento

Há muito tempo, as cadeiras de massagem fazem sucesso quando disponibilizadas em shoppings e aeroportos. Objetos de desejo de grande parte da população são a prova material de que objetos e espaços que promovem o bem físico e mental ganham o coração das pessoas. E por que não usar esse sonho de consumo para atrair e conquistar participantes de eventos corporativos?

Pois espaços que promovem o relaxamento viram belos aliados em encontros que, geralmente, possuem uma agenda corrida e cheia de opções. Uma massagem nas costas, um clima tranquilo, um ambiente pensado para garantir relaxamento e descanso, tudo em prol dos participantes, que conseguem, com isso, curtir horas a mais de programação, podem virar o grande diferencial do evento.

7. Apresentar espetáculos lúdicos

Se existe uma atração que ultrapassa o tempo e desperta memórias antigas e boas é o de um mágico e seus truques cheios de mistério. Eles estão de volta, muito em função do espaço cada vez maior que têm conquistado na mídia em geral. Saem das telinhas e agradam a ponto de transformar eventos corporativos em um grande show, com truques incríveis e quase impossíveis de se resolver.

As apresentações prendem a atenção do público e podem vir acompanhadas de piadas, músicas e muita graça e, com certeza, serão uma escolha pautada pela criatividade e pela surpresa dos participantes, já que nem sempre fizeram parte do script de grandes eventos corporativos. É sucesso garantido!

8. Disponibilizar caricaturas

Um artista, lápis, papel e muito talento. Quem não se rende à oportunidade de ter seus traços registrados para sempre? Pois caricaturas disponibilizadas em encontros corporativos conquistam convidados e se transformam em uma criativa lembrança do evento, o que é um ponto mais que positivo para a empresa.

São uma boa pedida para os intervalos durante a programação, já que deixam o público entretido diante do talento de artistas capazes de transferir para o papel traços e características únicas.

E não podemos nos limitar às caricaturas, claro. Se estamos falando de arte, cabe pensar, também, em outras formas artísticas que podem envolver pinturas, frases transformadas em quadros, ações resultantes de atividades em grupo, tudo para manter viva a memória de um evento inovador.

9. Promover um show de stand-up

Cada vez mais comuns nas listas de sucessos de bilheteria, espetáculos de stand-up podem transformar qualquer evento corporativo em um feito único e inesquecível. Artistas talentosos são capazes de levar humor e promover cenas de improviso que conectam os participantes, divertem e que podem, conforme forem pensadas, gerar aprendizado para o público.

Uma ideia que pode gerar ainda mais resultado é a de promover um show em stand-up que permita interação com o público. O artista pode falar de temas que fazem parte do dia a dia da empresa, o que permitirá experiências interessantes para os colaboradores, que podem visualizar, por exemplo, situações do cotidiano com um outro olhar.

Esses espetáculos são, geralmente, realizados por humoristas. Artistas que costumam tirar as situações de letra, versáteis e acostumados a vários tipos de eventos, o que acaba facilitando debater, com humor, muitos assuntos.

A importância de boas palestras

Figuras mais que confirmadas em eventos corporativos há anos, palestrantes bem selecionados são a alma de encontros de sucesso. O grande pulo do gato é investir em um profissional que faça sentido para o evento que está sendo organizado.

Um palestrante específico de determinada área, que apresentará fórmulas de fácil aplicação. Entender o que está sendo proposto serve de estímulo para que a aplicação da ideia aconteça de forma mais fluida e rápida. Isso porque, quem estiver presente na palestra, fará questão de aplicar rapidamente todos os conceitos aprendidos. A vontade de fazer algo novo é maior quando estamos completamente atentos ao conteúdo apresentado.

O grande ponto de atenção é observar se o palestrante está alinhado com o perfil e a cultura da empresa que está promovendo o encontro. Isso ajudará no engajamento dos colaboradores, antes, durante e depois da palestra.

Uma opção que deve estar sempre mapeada pela organização de grandes encontros são palestras que trabalham com motivação. Vivemos tempos de muita pressão, metas para superar, busca por resultados, e muitas vezes o que o colaborador precisa é de uma dose de estímulo.

Hoje, existe no mercado uma série de palestrantes motivacionais que trabalham focados em melhorar o ânimo das pessoas e, geralmente, são profissionais que realizam verdadeiros shows performáticos, cheios de animação e focados em atrair a atenção da plateia para alcançar seus objetivos.

Essas palestras, em geral, nos fazem olhar para o nosso dia a dia com exemplos reais. Combatem o desespero, a desesperança, e transformam a confiança na capacidade de ir além, em um combustível para promover mudanças existenciais.

Cinco dicas para arrasar no evento de fim de ano

Se o objetivo desse artigo é falar sobre eventos corporativos que usam do entretenimento a seu favor, nada combina mais com festa animada do que fim do ano. Os meses de novembro e dezembro são tomados de momentos de comemoração e de celebração de metas e conquistas. Eventos especiais que merecem toda atenção aos detalhes.

É preciso considerar o orçamento disponível, buscar opiniões e planejar cada etapa para que o encontro aconteça exatamente como foi pensado.

1. Pesquise o objetivo do evento corporativo

Mesmo que o fim de ano tenha, por si só, o espírito das comemorações em seu DNA, são inúmeros os motivos que podem servir de inspiração para um evento corporativo. Comemorar metas, reconhecer o valor dos colaboradores, prestigiar as grandes conquistas de cada equipe, entre outros felizes acontecimentos. O importante é escolher qual será o carro-chefe para o encontro.

Com o perfil determinado, o ideal é construir com a ajuda dos colaboradores o tipo de evento que faz mais sentido, levando em conta itens bem específicos como o que será servido, o tipo de som e a decoração. A data e o horário também podem fazer parte das decisões que precisam ser tomadas. É importante que o maior número de funcionários esteja envolvido com as definições e, mais que tudo, esteja presente no evento.

Vale registrar que a presença de amigos e parentes para eventos comemorativos é uma alternativa sempre bem-vinda.

2. Pense em um cardápio adequado

A garantia de sucesso de um evento passa, certamente, por um cardápio feito sob medida, levando em consideração não só o orçamento, mas o gosto dos colaboradores. A duração do evento é determinante para entender e buscar um serviço gastronômico.

É fundamental que uma pesquisa com diferentes buffets seja realizada antes que qualquer contrato seja fechado para avaliar não somente o preço, mas também a qualidade da entrega. É importante garantir comidas bem-feitas e saborosas e, também, determinar a ordem em que elas serão apresentadas.

Servir bebidas alcoólicas pede um pouco de atenção, para evitar transtornos desnecessários com o consumo excessivo. O ideal é que elas entrem em cena após a refeição principal, com todos já bem alimentados.

3. Garanta as reservas com antecedência

Confirmar um local para encontros nos meses de novembro e dezembro pode se tornar um dos maiores desafios da vida de organizadores de eventos. A concorrência é óbvia, já que as comemorações nesta época do ano fazem parte da tradição da humanidade. A dica é não se perder com o calendário, e reservar o local escolhido o quanto antes, isso tendo em mãos o número de convidados com a maior exatidão possível.

O ideal é ter dois ou três lugares mapeados, e nunca fechar nenhum contrato sem antes visitar o lugar escolhido para evitar surpresas desagradáveis perto da data selecionada. É preciso ter certeza de que o número de lugares é suficiente e se a estrutura atende às necessidades e às normas de segurança.

Um ponto importante está relacionado ao orçamento. Conseguir o espaço com antecedência, com certeza, garante valores em conta.

4. Trabalhe para gerar interação entre as pessoas

Durante um ano inteiro de trabalho, são inúmeras as trocas e parcerias, o que acaba gerando relações que ultrapassam a fronteira do trabalho e viram grandes amizades. É importante estar atento para a promoção e o estímulo dessas trocas durante as comemorações.

Pensar em um ambiente que promova a interação, com atividades que favoreçam a confraternização das equipes é algo de muito valor. Jogos, dinâmicas e até o mais conhecido amigo secreto são exemplos clássicos que funcionam. A realização de sorteios de prêmios entre os funcionários também é uma boa pedida para animar qualquer festa. Mas o mais importante é que parceiros de um ano todo tenham a chance de retribuir amizades e, também, de conhecer e interagir com colegas não tão íntimos assim.

Essa integração deve estar presente, inclusive, no material de divulgação do evento. Observar a linguagem adequada para uma divulgação clara e interessante, e enaltecer os pontos altos do evento fazem toda diferença. A dica, aqui, é guardar alguma surpresa para o dia e surpreender com muita criatividade.

Usar a tecnologia a seu favor também é uma grande sacada. Existem dispositivos que ajudam não só na organização, mas também na divulgação do evento.

5. Inove no evento corporativo

Nem sempre os encontros agendados para o fim do ano se destinam somente a comemorações. Muitos podem mesclar um treinamento, por exemplo, com o fechamento das atividades.

E para o sucesso da organização, é preciso criatividade e inovação. A temática dará o rumo da celebração, e novamente é interessante que a decisão final venha de uma pesquisa de campo com os colaboradores.

 

É preciso levar em conta os valores da empresa, a imagem da marca, sem desvalorizar pontos importantes que, na verdade, estão por trás da iniciativa, sem esquecer que atividades divertidas e um tema atraente deixam o evento mais atrativo. Tudo é equilíbrio e decisão em equipe. Referências a um estilo musical ou a um filme famoso são bons exemplos que podem virar um grande sucesso.

Para finalizar esse artigo recheado de informações, é importante registrar que, independentemente do tamanho do evento, alcançar o sucesso deve ser o grande objetivo.

A opção de contratar empresas especializadas facilita todo o processo e traz uma bagagem importante para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Entre em contato com a Actually e entenda como uma parceria qualificada e baseada nos três pilares fundamentais do setor: experiência, orçamento e reputação, pode fazer a diferença no resultado. Seguindo todos esses passos, seu evento será um sucesso!

Receba as atualizações no seu e-mail!

Inscreva-se em nossa newsletter e
tenha acesso a materiais exclusivos.

    Gostou desse post? Compartilhe!

    Facebook
    Twitter
    LinkedIn

    Escreva-nos um e-mail!

    atendimento@actuallygestaoenegocios.com.br

    Actually © 2020. Todos os direitos reservados